Apesar de o governo do Paraná ter autorizado, em decreto, a abertura de bares, restaurantes, shopping centers e comércio em geral aos domingos, a partir deste final de semana , a Prefeitura de Curitiba não vai alterar o decreto municipal por enquanto. Sendo assim, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o comércio continuará fechado neste domingo (2) na capital.
Curitiba continua na bandeira laranja, nível de alerta médio para o novo coronavírus, e prorrogou as medidas restritivas para comércio e serviços na cidade. O novo decreto municipal nº 790 foi publicado no dia 28 e tem validade de 14 dias, e mantém a maioria das mediddas do decreto anterior. Na semana passada a Prefeitura já havia prorrogado a bandeira laranja, em vigor desde 5 de abril, depois de permanecer por 23 dias na bandeira vermelha. Os bares sem alvará de restaurante também continuam fechados, apesar de requerimento apresentado pela categoria na quinta (29).
O Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde abriu uma exceção e algumas atividades, como o comércio, poderão funcionar no domingo em que será comemorado o Dia das Mães, 9 de maio. A regra não se aplica neste próximo domingo. “Foi uma decisão com muita cautela, pensando em dar oportunidade para os filhos e mães comemorem a data, mas, claro, com toda a segurança dos protocolos. Trata-se de uma exceção que não flexibiliza as medidas de prevenção, como controle de pessoas, distanciamentos, uso de máscara e higiene das mãos. Abusos serão fiscalizados”, alerta Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba. A medida consta no novo decreto como uma excepcionalidade e se aplica aos estabelecimentos que constam no artigo 3º, observadas todas as modalidades de atendimento e restrições de horários. Embora a avaliação dos indicadores da bandeira se mantenha estável - a nota ficou em 2 -, o cenário exige restrições e medidas de prevenção contra o novo coronavírus.“Estamos em um platô ainda muito alto, o que nos deixa em total estado de alerta. É preciso que todos adotem as medidas de prevenção e cumpram os protocolos, essa é uma missão para toda a população”, alerta a secretária.
O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, disse nesta sexta (30) estranhar os critérios utilizados pela prefeitura para flexibilizar o funcionamento do comércio no dia das mães. Conforme o novo decreto, fica mantida a bandeira laranja com o nível de alerta médio para o novo coronavírus, mas o Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde abriu uma exceção e o comércio, entre outras atividades, poderá funcionar no domingo em que será comemorado o Dia das Mães, 9 de maio. “Se a prefeitura pretendia ajudar o comércio, não dá para entender a razão de esta regra não ser aplicada no próximo domingo. Esta sim seria uma data útil tanto para o consumidor que vai comprar presentes para as mães quanto para o lojista, que vem sofrendo tanto com a queda nas vendas”, comentou Camilo Turmina. “O melhor domingo para abrir o comércio seria este, dia 02 de maio. Seria bom para todo mundo. Para o domingo dia 09 só se justifica a abertura do setor de alimentação”, finalizou.
Principais serviços que poderão abrir excepcionalmente no domingo de Dia das Mães em Curitiba
- Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias e centros comerciais: das 9 às 19 horas
- Atividades de prestação de serviços não essenciais, escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, serviços de banho, tosa e estética de animais e imobiliárias: das 9 às 22 horas
- Academias de ginástica para práticas esportivas individuais: das 6 às 23 horas
- Shopping centers: das 11 às 22 horas
- Restaurantes: das 10 às 23 horas
- Lanchonetes: das 6 às 23 horas
- Panificadoras, padarias e confeitarias de rua: das 7 às 18 horas
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, distribuidoras de bebidas, peixarias e açougues: das 6 às 23 horas
- Mercados, supermercados e hipermercados: das 6 às 23 horas
- Lojas de conveniência em postos de combustíveis: das 6 às 23 horas
- Comércio de produtos e alimentos para animais: das 6 às 23 horas
- Lojas de material de construção: 6 às 23 horas
- Comércio ambulante de rua: das 6 às 23 horas
Governo justifica liberação com flexibilização com números da pandemia
As novas regras de funcionamento de atividades não essenciais no Paraná estão condicionadas a restrições de horário, de ocupação e capacidade e de modalidade de atendimento. Também fica permitida a reabertura de museus. O decreto 7.506/2021 entra em vigor no dia 1º de maio e vai até o dia 15 de maio. As medidas estão sujeitas a alterações pelo cenário do contágio no Paraná. A decisão pela flexibilização leva em conta a redução de casos de Covid-19 nas últimas semanas epidemiológicas. O Informe da Secretaria de Estado da Saúde da sexta-feira (30) indica uma queda superior a 16% no número de diagnósticos confirmados e de 49% no número de mortes em relação aos últimos 14 dias. A taxa de transmissão também está abaixo de 1 (0,92) no Paraná, de acordo com o portal Loft.Science.
