Uma leitura que vale a pena é do livro “Empreendedoras Produtivas – Programa Restartme”, da empresária, palestrante e mentora de produtividade para empreendedores Adelaide Giacomazzi. Ela é fundadora e proprietária da Learning Coach e tem experiência de mais de 25 anos em empresas como Petrobras, GVT e Grupo Boticário. Adelaide é formada em Ciência da Computação e Administração de Empresas e tem especializações em Gestão em Psicologia Organizacional e Gestão Estratégica, MBA em Gestão Empresarial, além de ser Mestre em Educação e Novas Tecnologias e Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Qual o objetivo do livro?
Esse livro tem como objetivo apoiar mulheres na sua jornada empreendedora, para que elas usem melhor o seu tempo e dinheiro, transformando seus projetos, ideias e sonhos em realidade. Com planejamento e organização fica muito mais fácil enfrentar os desafios, superar as dificuldades, ganhar agilidade, construir um futuro com menos estresse e melhores resultados.

Você usou uma metodologia para escrever o livro. Qual foi essa metodologia?
Sim, utilizei a metodologia descrita no livro para idealizar o Programa Restartme, para escrever o livro e também uso para todos os meus outros projetos. A metodologia é simples, prática e objetiva, associando REFLEXÃO com AÇÃO. Foi um dos resultados da minha pesquisa de mestrado realizada em 2016 e tem como base teorias da administração de empresas, autor regulação da aprendizagem e metodologias ágeis de desenvolvimento de software. Ela é composta de 5 passos organizados de forma circular: autoconhecimento, preparAÇÃO,realizAÇÃO, avaliAÇÃO e divulgAÇÃO. A roda da metodologia é dinâmica, sempre girando em uma espiral contínua de aprendizagem, promovendo melhorias nos processos, desenvolvimento pessoal e profissional e mais produtividade.
Qual é a maior dificuldade das mulheres hoje em empreender um negócio?
Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras é conciliar a sua vida pessoal e profissional, uma vez que a sobrecarga com trabalhos domésticos, cuidado com os filhos e os negócios é muito alta. Conseguir ter mais qualidade de vida, independência, tempo para os filhos e familiares, viajar, ter momentos de lazer e tempo para cuidar de si mesma é um desafio que pode ser superado com planejamento e organização. Desenvolver algumas competências e habilidades se fazem necessárias para garantir uma caminhada empreendedora mais produtiva, como por exemplo: planejamento pessoal, foco, delegação, feedback, mudança de hábitos e mindset, comunicação, gestão financeira e tecnologia.
É possível realizar sonhos e empreender diante das dificuldades?
Sim, é possível. A caminhada empreendedora não é fácil, mas pode ser extremamente recompensadora quando existe um motivo muito forte, um sentido, um porquê. Para transformar sonhos em realidade é preciso ter coragem, mudar comportamentos, pensar de forma diferente, tomar decisões e principalmente executar ações, tomar a atitude de fazer acontecer. O que eu aprendi na minha caminhada é que precisamos sonhar e idealizar, mas sempre tendo a consciência da autorresponsabilidade. Podemos sonhar com grandes realizações que vão depender de atitudes e comportamentos de outras pessoas. Afinal, o mundo digital é colaborativo, complexo e é praticamente impossível fazer tudo sozinha. Mas mesmo que o trabalho seja feito em equipe ou com parcerias, a responsabilidade de fazer acontecer e a maturidade para assumir os resultados e consequências de cada decisão é individual.
O que o livro representa para você?
Esse livro tem um significado muito especial para mim. Representa muito mais do que a realização de um sonho e a superação de momentos difíceis. Representa a oportunidade de compartilhar o meu conhecimento e realizar o meu propósito e missão de vida, que é “desenvolver e conectar empreendedores para que eles encontrem realização pessoal e profissional, conquistem seus objetivos e realizem seus sonhos.”
